Nós mães que fazem de tudo e tem que dá conta sempre estamos procurando meios confortaveis para nossos bebês estarem próximo da gente, mais logico sendo corfortavel para gente e para eles.
Seja qual for a forma qque a gente escolher canguru, sling ou wrap eles se acalmam de uma forma impressionante.
Você certamente já deve ter visto a cena de um pai ou mãe empurrando um carrinho vazio com uma mão e segurando o bebê no outro braço, sem ter como fazer qualquer outra coisa. É por isso que cangurus e slings são tão práticos para transportar bebês: eles liberam suas mãos ao mesmo tempo em que mantêm seu filho bem pertinho.
Outra vantagem é que ajudam a estreitar os laços entre vocês. As caminhadas tornam-se momentos de intimidade em que a cabeça do bebê fica próxima à sua, possibilitando trocas mais intensas e até bate-papos sobre tudo aquilo que estão vendo ao mesmo tempo.
Muitas mães adotam slings ou cangurus para facilitar as atividades do dia-a-dia, como fazer compras, ir ao banco ou até dar um jeito na casa, sem deixar o bebê longe dos olhos. Para quem tem filhos mais velhos, é um jeito de acompanhar a brincadeira no parque e não precisar dividir demais as atenções.
Slings
Os slings costumam ser mais simples de pôr e tirar (depois de certa prática) do que os cangurus. Como eles atravessam o ombro, deixam o peito logo ali disponível se você precisar dar de mamar e ainda possibilitam transferir o bebê para o berço sem acordá-lo.
Outro ponto forte é a maneira como posicionam a cabeça da criança tão perto do reconfortante barulhinho das batidas do coração da mãe. Mais usados com recém-nascidos, os slings podem durar todo o primeiro ano de vida, ou até mais, porque a posição da criança vai mudando.
São muito úteis quando o bebê sofre de cólica e chora bastante.
Apesar de o sling ser um acessório milenar, ao utilizá-lo é importantíssimo prestar atenção em como o bebê está acomodado, de modo que tenha espaço para respirar. Em 2010, o governo dos Estados Unidos emitiu um alerta aos pais sobre o uso incorreto de slings, relatando casos de bebês que acabaram morrendo sufocados, porque eram pequenos demais para movimentar a cabeça e procurar posição melhor para respirar.
Segundo os especialistas da Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor, o segredo é "se assegurar de que o rosto do bebê não esteja coberto e fique visível o tempo todo para quem carrega o sling... Os pais e responsáveis devem ter o cuidado de checar com frequência como o bebê está dentro do sling".
Canguru
Muitos cangurus podem ser usados com o bebê de frente para o peito de quem carrega durante os primeiros meses e depois, quando ele já tem melhor controle da cabeça, virado para o mundo externo. Há também modelos que são uma espécie de mochila para carregar o bebê nas costas quando ele está maiorzinho (mais ou menos a partir do sexto mês).
Uma das grandes vantagens dos cangurus é distribuir melhor o peso da criança à medida que ela cresce e não sobrecarregar demais os ombros e as costas do adulto que a leva (o que pode acontecer com os slings).
Na hora de comprar, verifique se as alças que se prendem a seus ombros são largas e bem acolchoadas, e se há cinto para passar por sua cintura. Veja também se as alças são ajustáveis para se adaptar a adultos de alturas e pesos diferentes.
O lugar onde o bebê fica sentado também precisa ser bem confortável, com espaço para suas pernas gordinhas passarem e, de preferência, com uma parte mais acolchoada e provida de proteção lateral para ele descansar a cabeça durante o inevitável soninho que surgirá.
Procure pôr e tirar o canguru por conta própria várias vezes para pegar prática e se certificar que vai conseguir fazer isso sem a ajuda de outro adulto, já que ele poderá não estar presente quando você precisar. Pense que você e o bebê passarão bastante tempo sozinhos e que terá que aprender a executar várias tarefas com uma mão só!
Faça um teste para ter certeza de que o bebê está bem seguro dentro do canguru. Com o auxílio de outra pessoa, puxe o assento e as alças ligeiramente para ver se tudo está realmente firme e funcionando direito antes de sair para passear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário